Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

O Inverno

O Inverno chegou em força, e com ele a neve e o frio. No nosso Jardim de Infância exploramos algumas das características desta estação do ano e,  utilizando materiais recuperáveis, elaboramos peças de vestuário (mobiles) para decorar a sala e (lagartas) para  calafetar as janelas. Não esquecendo que somos uma eco-escola,  vamos continuar a trabalhar dando primazia ao material reciclável.

Veja as fotos em http://www.ecokidsunder6.blogspot.com/

Musti - Uma Aventura no Inverno

 

Também temos dado a conhecer alguns dos animais que hibernam e porque o fazem. Aqui fica a explicação.

A Hibernação

A Hibernação é um estado letárgico pelo quais muitos animais de sangue quente passam durante o Inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência. A respiração quase cessa, o número de batimentos cardíacos diminui, o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo.

Normalmente este fenômeno ocorre em regiões onde existe um Inverno rigoroso e escassez de comida mas, existe algumas espécies que dormem na estação quente e seca, porque para elas as maiores ameaças são a alta temperatura e a falta de água. Este caso é conhecido como estivação, muitos caracóis passam por este estado durante as estações quentes e secas, durante as quais há pouco alimento e a humidade é escassa. Os animais realmente mergulham em letargo são os homeotermos (ou de temperatura constante). Existe homeotermos, como os ursos, que dormem durante o Inverno, mas, como sua temperatura permanece pouco abaixo do normal, não se considera que tenham uma hibernação verdadeira. Entre os mamíferos que hibernam verdadeiramente estão o musaranho e o ouriço que cavam sua toca no solo; os esquilos, a marmota, que abrigam-se nos ocos das árvores; o morcego que se acomoda em velhas casas, cavernas e túmulos. Nem sempre a mudança de temperatura é o estímulo para o letargo. Muitas vezes o estímulo é a falta de alimento, como ocorre com Perognathus, pequeno roedor da América do Norte. Existem animais que, independente da temperatura e alimento hibernam assim mesmo, motivado, provavelmente por alterações que reduzem a atividade glandular. Experiências com o esquilo demonstraram que mesmo mantidos em ambiente aquecido e com fartura de comida, eles hibernaram de Outubro a Maio. As fases de hibernação variam desde o simples adormecimento, como no caso dos ursos e do castor, até o letargo verdadeiro, que atinge algumas espécies de monotremados, quirópteros, insetívoros e roedores.

Existem animais, como a marmota, que comem muitíssimo, acumulando reservas; outros, como os esquilos, armazenam alimentos na toca. Durante a hibernação, os primeiros consomem a gordura armazenada; os outros acordam por curtos espaços de tempo para comer e evacuar.

publicado por Jardim de Infância de Almagreira às 22:35
| comentar | favorito

Mais sobre o Jardim de Infância de Almagreira

Quem me visita!

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30
31


Como está o tempo?

pesquisar

 

tags

actividade de culinária

sustentabilidade ambiental

apresentação

aquarela toquinho

biblioteca escolar

carnaval

cidade da compostagem

cinco patinhos xuxa

comemoração do dia das bibliotecas

constroi a tua decoração de natal

dia da mãe

dia de reis

dia do pai

dia eco escolas

dia mundial da criança

direitos dos animais

fatos de carnaval - máscaras

fatos e máscaras de carnaval

férias

galardão eco-escola 2008

hibernação

hino à reciclagem

início do ano lectivo

o amor anda no ar

o dia eco-escolas 2009

outono

ovos da páscoa decorados

piquenique no dia mundial da criança

planeta saudável

plantar bolbos

presépios

preservar a natureza

protege o teu planeta

vamos hastear a bandeira eco-escilas

vamos vencer a poluição

visita ao museu berardo

visitas

todas as tags

posts recentes

A Entrada para o Jardim d...

O Ano Lectivo Chegou ao F...

Como decorreu o Dia Eco-E...

Dia Eco-Escolas

O Nosso Dia Mundial da Cr...

Dia Mundial da Criança

Visita ao Museu Berardo

Dia da Mãe

Dia Mundial da Terra

Galinhas e Coelhos de Pás...